Série B 2025: Coritiba campeão, Athletico, Chapecoense e Remo sobem à Série A; Ferroviária é o último rebaixado

Escrito em 24/11/2025
Gustavo Ferreira - Jogo de Hoje

A 38ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro definiu os últimos acessos à elite e o quarto time rebaixado para a Série C em 2026. O Coritiba, já garantido na Série A, confirmou o título, enquanto Athletico, Chapecoense e Remo completam o quarteto que sobe para a primeira divisão.



Fotos: Jogadores do Coritiba comemoram título da Série B (Foto: Bruno Kelly/ Agif/Gazeta Press)


Times que sobem para a Série A em 2026

  • Coritiba – 68 pontos (campeão)

  • Athletico – 65 pontos (vice-campeão)

  • Chapecoense – 62 pontos (3º colocado)

  • Remo – 62 pontos (4º colocado)

O Coritiba retorna à Série A dois anos após o rebaixamento e conquista pela terceira vez a Série B, tornando-se o maior campeão da competição. No duelo do título, o Coxa venceu o já rebaixado Amazonas, em Manaus, por 2 a 1, com gols de Sebastián Gómez e Iury Castilho; Luan Silva descontou para os donos da casa.

O Athletico voltou à elite um ano após o rebaixamento, com vitória por 1 a 0 sobre o América-MG, na Arena da Baixada. O gol decisivo foi marcado pelo jovem João Cruz, formado nas categorias de base do Furacão.

A Chapecoense superou o Atlético-GO por 1 a 0, na Arena Condá, com gol de pênalti do paraguaio Walter Clar. Já o Remo venceu o Goiás de virada por 3 a 1, no Mangueirão, com dois gols de João Pedro e um de Pedro Rocha, enquanto Willean Lepo abriu o placar para os goianos. Chapecoense e Remo encerraram a Série B com 62 pontos cada.

Entre os que ficaram pelo caminho, o Goiás, que liderou boa parte da competição, terminou com 61 pontos e fora do acesso após a derrota para o Remo. O Criciúma, que também tinha chances de subir, perdeu por 1 a 0 para o Cuiabá na Arena Pantanal.

Times rebaixados para a Série C em 2026

Quatro equipes deixarão a Série B: três já estavam definidas – Paysandu, Amazonas e Volta Redonda – e a última vaga ficou com a Ferroviária.

  • Paysandu – 29 pontos (20º colocado)

  • Amazonas – 36 pontos (19º colocado)

  • Volta Redonda – 36 pontos (18º colocado)

  • Ferroviária – 40 pontos (17ª colocada)

O Paysandu se despediu da competição com derrota por 2 a 1 para o Athletic. O Amazonas perdeu para o Coritiba, enquanto o Volta Redonda havia empatado com o Vila Nova. A Ferroviária caiu após perder por 2 a 1 para o Operário-PR, garantindo que Athletic e Botafogo-SP escapassem da Série C.

Próximos desafios

Os quatro rebaixados serão substituídos na Série B de 2026 pela Ponte Preta, campeã da Série C, além de Náutico, Londrina e São Bernardo, completando o grupo que disputará a segunda divisão do Brasileirão no próximo ano.

✦ Fonte – Jogo de Hoje 360°


.