Em 30 dias, Timão derruba transfer ban, anuncia reforços, confirma saídas e levanta a Supercopa, mas ainda aguarda retorno de volante venezuelano
Gabriel Paulista é o primeiro reforço do Corinthians para a temporada 2026 — Foto: Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians
O Corinthians atravessou um período de profundas transformações desde a reapresentação do elenco no CT Joaquim Grava, em 3 de janeiro. Sob o comando de Dorival Júnior, o clube iniciou a preparação para a temporada de 2026 e, em apenas um mês, acumulou decisões importantes dentro e fora de campo.
Ao longo de 30 dias, o Timão conseguiu resolver pendências administrativas, reforçou o elenco, confirmou saídas relevantes e ainda conquistou o título da Supercopa do Brasil diante do Flamengo. Até aqui, a equipe já soma quase 700 minutos disputados na temporada.
Apesar do cenário positivo, a diretoria ainda busca uma definição sobre a situação do volante José Martínez, que permanece na Venezuela um mês após o retorno das atividades.
Reforços já em campo
Durante o período, o Corinthians oficializou a chegada de quatro jogadores: Pedro Milans, Gabriel Paulista, Matheus Pereira e Kaio César. Todos já estrearam com a camisa alvinegra.
Gabriel Paulista, inclusive, marcou seu primeiro gol pelo clube na final da Supercopa, aproveitando jogada de bola parada. Já Kaio César fez sua estreia justamente contra o Flamengo e contribuiu com uma assistência para Yuri Alberto.
O dia 3 de janeiro também marcou o início do trabalho do executivo Marcelo Paz junto ao elenco profissional.
Além disso, o clube acertou a contratação do goleiro João Ricardo, do Fortaleza, mas a oficialização deve acontecer apenas em março. O jogador segue em recuperação de uma cirurgia no ombro direito realizada em outubro, e o Corinthians aguarda laudos médicos para concluir o processo.
Saídas e mudanças no elenco
Dorival Júnior teve seis baixas no grupo principal. Félix Torres e Ryan foram emprestados para Internacional e Fortaleza, respectivamente. Já Maycon, Romero, Talles Magno e Fagner encerraram seus vínculos — este último já atuava pelo Cruzeiro.
O clube também rescindiu de forma amigável com o atacante Héctor Hernández, que vinha treinando separado do restante do elenco no CT.
Fim do transfer ban
Após cinco meses impedido de registrar jogadores, o Corinthians voltou a operar normalmente no mercado. No dia 9, a Fifa revogou o transfer ban aplicado ao clube após o pagamento de uma dívida de US$ 6,2 milhões com o Santos Laguna, referente à contratação de Félix Torres.
Futuro indefinido
O zagueiro Renato e o volante Alex Santana seguem treinando em horários alternativos enquanto aguardam propostas. Ambos não fazem parte dos planos da comissão técnica para a sequência da temporada.
E o Martínez?
A situação de José Martínez continua indefinida. O volante segue na Venezuela sem conseguir retornar ao Brasil desde o fim das férias, o que vem gerando incômodo interno.
O Corinthians foi informado de que o jogador só iniciou o processo para emissão de um novo passaporte venezuelano no dia 13 de janeiro, dez dias após a reapresentação do elenco. Até o momento, o clube não estabeleceu um prazo para seu retorno.
Título e premiação
Dentro de campo, o Timão começou 2026 levantando taça. A equipe venceu o Flamengo por 2 a 0, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, e conquistou a Supercopa do Brasil.
Os gols foram marcados por Gabriel Paulista e Yuri Alberto, resultado que garantiu ao clube uma premiação de R$ 11,5 milhões.
Mercado e valorização
O Corinthians recusou duas ofertas por Yuri Alberto. A Lazio apresentou proposta de 22 milhões de euros, enquanto o Fenerbahçe ofereceu 18 milhões de euros.
Como detém apenas 50% dos direitos econômicos do atacante, a diretoria definiu que só aceita avançar em uma negociação caso consiga ao menos 22 milhões de euros referentes à sua parte.
Minutagem e destaques
O goleiro Hugo Souza esteve em campo durante todos os 694 minutos disputados pela equipe na temporada. Entre os jogadores de linha, apenas Matheuzinho e Breno Bidon atuaram nos sete compromissos do mês.
Lesões
O Corinthians teve poucas baixas médicas no período. Cacá, com estiramento do músculo oblíquo interno esquerdo, e Rodrigo Garro, que passou por cirurgia no punho esquerdo, foram os únicos desfalques por lesão.
Memphis Depay não chegou a se lesionar, mas tratou dores no joelho esquerdo e passou alguns dias sob cuidados do departamento médico.
Evolução no meio-campo
Com a saída de Maycon, o jovem André, de 19 anos, ganhou espaço e assumiu a titularidade. Em 2026, ele já soma 486 minutos, superando o tempo total que teve em campo em toda a temporada passada.
O volante também deixou sua marca ao balançar as redes na vitória por 3 a 0 sobre a Ponte Preta.
Fonte – Jogo de Hoje 360°