Paulinho apresenta evolução clínica e dá novo passo para retorno aos jogos pelo Palmeiras

Escrito em 09/02/2026
Redação Palmeiras - Jogo de Hoje

Atacante passa por exames após cirurgia na perna direita e está liberado para intensificar atividades na Academia de Futebol e no campo



Paulinho durante treino do Palmeiras na Academia de Futebol — Foto: Cesar Greco


O Palmeiras recebeu uma notícia positiva sobre a recuperação de Paulinho. O atacante passou por novos exames de controle que indicaram boa evolução do quadro clínico após a cirurgia realizada na perna direita. Com o resultado, o camisa 10 foi liberado para aumentar gradualmente a carga de trabalho, tanto nas atividades internas da Academia de Futebol quanto nos treinamentos em campo.

Paulinho não entra em campo desde o dia 4 de julho, quando disputou a Copa do Mundo de Clubes. No fim daquele mês, o jogador precisou passar por um novo procedimento cirúrgico na perna direita, em uma tentativa de solucionar definitivamente o problema físico que o acompanha desde sua passagem pelo Atlético-MG.

Desde a intervenção, o clube tem adotado cautela no processo de recuperação. O planejamento é mais conservador devido ao histórico de dores persistentes enfrentadas pelo atacante há cerca de um ano e meio na região afetada.

Apesar da evolução, Paulinho ainda não iniciou oficialmente a fase de transição entre o trabalho físico e técnico. A expectativa interna, no entanto, é de que esse estágio seja iniciado ao longo do mês de fevereiro, dependendo da resposta do atleta ao aumento de carga.

Histórico da lesão e novo procedimento

O jogador trata desde 2024 de uma fratura por estresse na tíbia da perna direita, diagnosticada ainda no Atlético-MG. Mesmo com o problema, Paulinho atuou por aproximadamente seis meses antes de passar pela primeira cirurgia. Pouco tempo depois do procedimento, acabou sendo negociado com o Palmeiras.

No início do ano passado, o atacante retornou aos gramados com boa resposta inicial na cicatrização, mas voltou a sentir incômodos à medida que a intensidade física aumentou nos treinos e partidas. Ao longo do período, disputou apenas 16 jogos antes de ser novamente afastado.

Após a Copa do Mundo de Clubes, Paulinho passou por uma nova cirurgia, definida em conjunto entre o atleta, a comissão técnica e o departamento médico do clube. Desta vez, o procedimento incluiu a fixação do osso com um implante considerado mais resistente, capaz de suportar a carga exigida no alto rendimento.

Felipe Anderson também evolui na recuperação

Outro jogador que apresentou avanço no departamento médico foi Felipe Anderson. O camisa 7 iniciou o processo de transição após sofrer um entorse no tornozelo esquerdo e já voltou a trabalhar no gramado.

Os atletas que atuaram por mais de 45 minutos na vitória por 1 a 0 sobre o Corinthians realizaram atividades regenerativas. Já o restante do elenco participou de um treino coletivo, que contou com o reforço de jogadores da equipe sub-20.

Agenda do Verdão

Já garantido nas quartas de final do Campeonato Paulista, o Palmeiras encerra sua participação na fase de grupos no domingo, às 20h30 (horário de Brasília), contra o Guarani, na Arena Crefisa Barueri.

Antes disso, o Verdão entra em campo na quinta-feira, fora de casa, diante do Internacional, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe soma quatro pontos após duas partidas disputadas na competição nacional.


Fonte – Jogo de Hoje 360°


.