Endrick revela conselho decisivo de Ancelotti e explica saída do Real Madrid rumo ao Lyon

Escrito em 05/01/2026
Gustavo Ferreira - Jogo de Hoje

Atacante afirma ter vivido os “melhores meses da vida”, fala em amadurecimento pessoal e mira retorno à Seleção Brasileira



Endrick treina pela primeira vez pelo Lyon — Foto: Divulgação/Lyon


Endrick foi apresentado oficialmente como novo jogador do Lyon nesta segunda-feira, durante entrevista coletiva realizada na França. Já integrado aos treinamentos, o atacante brasileiro destacou que chega ao clube determinado a ganhar minutos em campo, evoluir tecnicamente e retomar espaço na Seleção Brasileira após um período de poucas oportunidades no Real Madrid.

Durante a entrevista, Endrick reforçou que vestir a camisa da Seleção sempre foi um sonho e deixou claro que trabalha com esse objetivo em mente.

"É uma coisa que todo jogador brasileiro sonha. Graças a Deus já pude jogar pela Seleção e fazer gols. Agora não estou sendo convocado, não estou jogando frequentemente pela Seleção porque foi o que Deus preparou para a minha vida. Vou fazer de tudo para voltar à Seleção, que é o meu sonho desde criança."

Conversa com Ancelotti foi determinante para a decisão

O atacante revelou que uma conversa com Carlo Ancelotti, atual técnico da Seleção Brasileira e seu ex-comandante no Real Madrid, foi fundamental para a escolha de mudar de clube na Europa.

"Eu falei com o Carlo, ele me deu algumas instruções do que poder fazer e do que fazer para melhorar. Foi uma coisa que tocou muito no meu coração. Quando ele comentou comigo o que eu poderia fazer, eu quis seguir o conselho dele. O conselho dele foi: 'Saia, jogue, desenvolva o seu futebol onde você possa jogar e possa ser feliz'."

Endrick ressaltou que a decisão foi pessoal, mas reconheceu o peso da orientação recebida.

"Isso foi muito importante. Minha decisão partiu de mim, mas claro que teve um pouquinho do Carlo, porque é um grande treinador, estive com ele no Real. Treinei muito bem com ele e me desenvolvi muito. Meu foco é trabalhar para poder jogar e ajudar o Lyon. Fazer o que for possível para a equipe ganhar, que é o mais importante."

Estreia próxima e adaptação ao novo clube

Emprestado pelo Real Madrid, o centroavante de 19 anos tem estreia prevista para este domingo, contra o Lille, pela Copa da França. Ele afirmou que passou a acompanhar o Lyon antes mesmo da apresentação oficial.

"Desde quando soube que seria o meu caminho ir ao Lyon, comecei a ver os jogos do Lyon, pude ver como o time jogava e falei com o Paulo (Fonseca, técnico) também. Agora que estou com eles é melhor ainda. Já estou junto com o pessoal, consigo me comunicar e brincar com todos. Estou muito feliz de estar aqui."

Período sem jogar é visto como positivo

Apesar de ter tido poucas oportunidades em campo pelo Real Madrid, Endrick destacou que o momento foi essencial para seu crescimento pessoal.

"Na verdade é que o que eu falo para pessoas que estão perto de mim é que foram meus melhores meses. Tive tempo de estar com a minha esposa, de construir minha casa e de construir minha vida. Sem essa base você não consegue ser nada e não consegue demonstrar o que você pode fazer na sua vida."

Ele reforçou o impacto desse período fora dos gramados.

"Então esses meses foram os melhores. Pude me tornar mais homem, um melhor esposo e uma melhor pessoa. E pude focar também muito no meu trabalho. Foi isso que fiz nesses últimos seis meses."

"E agora que estou feliz acho que vai ser uma estadia muito maravilhosa aqui. Agradeço muito a Deus por esses meses que, vou repetir, foram os melhores meses da minha vida."

Detalhes do empréstimo

O acordo entre Real Madrid e Lyon é válido por seis meses e não prevê opção de compra. O valor do empréstimo gira em torno de um milhão de euros, cerca de R$ 6,5 milhões. O clube espanhol não pretende negociar o jogador em definitivo.


Outras respostas de Endrick

A saída do Real

- Em nenhum momento falei que estava indo embora, que iria embora do Real Madrid porque não queria que ninguém soubesse, só queria trabalhar. Claro que quando as coisas vão saindo na imprensa, já começa a chegar no vestiário e começam a perguntar se você vai sair ou não. Comentei com as pessoas mais próximas do Real. Foi uma coisa até engraçada porque chegava num treino e todo mundo perguntava se eu iria ou não, falava para eu ficar.

- Comentei com algumas pessoas mais próximas e foi basicamente isso. Acredito que agora eles sabem que felizmente fui embora, claro que vou voltar um dia. Converso com Camavinga, com Valverde. Conversei com vários jogadores. É muito importante para mim ter essa amizade deles. Foi muito importante essa vinda para cá.

A decisão pelo Lyon

- Eu tinha decidido buscar um novo lar para poder jogar. Quando surgiu o nome do Lyon, veio um sentimento de Deus no meu coração. Se Deus está dando esse caminho para nós, nós precisamos seguir esse caminho. Desde que eu senti isso no meu coração, comecei a trabalhar mais para chegar aqui e para ajudar o Lyon, que é o mais importante. Agradeço muito a todo o staff e a toda a gente que está aqui.

O começo na França

- Fico muito feliz por isso que acontece, claro. Fico mais feliz ainda pelo pessoal do Brasil, que está comigo e que vai querer assistir mais um pouquinho à liga francesa. Espero que daqui a alguns meses eu possa me comunicar em francês para poder falar com os torcedores, que é muito importante. Estou muito feliz com as pessoas ao lado da fora do CT com a minha camisa para eu poder assinar. Estou muito feliz com tudo que está acontecendo e com a torcida do Lyon também.

Quando estreia?

- Infelizmente não pude jogar o último jogo por questões que não entendi muito bem (risos), mas graças a Deus vou poder jogar esse próximo jogo e ajudar a equipe. Até agora não me comuniquei muito com o Paulo sobre isso (questões táticas). Pude treinar, mas venho para agregar e não para mudar o esquema tático deles. É uma grande equipe, tem um grande time. Não venho para ser o alvo do time. Claro que quero treinar para ficar à disposição do Paulo.

Comissão técnica portuguesa

- Foi uma maravilha que aconteceu, porque, claro, o Lyon era o meu objetivo. E com staff português foi muito bom, porque já treinei com o Abel Ferreira, que é português, e com um staff português. É até bom para mim, porque estou pisando nas mesmas águas que eu pisei no Palmeiras. Então, para mim, foi muito importante ter um staff português.

Pressão no futebol

- Isso de pressão que foi comentado... Eu joguei no Brasil, a pressão é muito forte e muito grande lá. Graças a Deus pude me retirar das redes sociais. Digo de ficar olhando, de ficar vendo o que o povo fala de você. Isso é uma coisa muito ruim para quem é jogador. Importante é somente jogar futebol.

Vídeo no Lyon bombou

- Sobre ser o vídeo mais visto, é uma consequência do povo brasileiro. O povo brasileiro quer ver meu perfil, quer ver mais perfis do Lyon, quer ver mais vídeos meus e do Lyon. É muito importante, mas não é uma coisa na qual fico vidrado. Fico muito feliz pelos meus seguidores, agradeço muito a eles, mas para mim o mais importante é se concentrar no futebol e fazer uma bela carreira.

Metas no Lyon

- Meu objetivo pessoal primeiramente é poder ajudar o Lyon, poder jogar. Claro que sempre quero ganhar. Obviamente quero conquistar títulos e venho para ajudar o Lyon chegar a fases mais avançadas, como em finais, como está aí na parte de cima da Ligue 1, como é algo que acontece frequentemente na vida do Lyon. Eu sou um garoto que sempre quero ganhar. Venho para poder ajudar o Lyon a poder ganhar títulos.


Fonte – Jogo de Hoje 360°


.